O risco iminente.
É realmente preocupante as condições de conservação dos animais que dão seu nome a esse blog, os Felinos Selvagens. Em todo o mundo suas populações estão diminuindo, devido a caça comercial, caça esportiva ou a invasão do seu habitat pelos humanos.Populações de leões, tigres, leopardos, linces, onças entre muitos outros vem caindo em um ritmo tão feroz quanto eles, e se não pararmos já com a matança, provavelmente em alguns anos esses fascinantes animais ficarão só na memória.
Esse é o primeiro artigo da série Em Extinção, e para começar já expresso toda minha indignação.
As causas.
Os grandes felinos em extinção evitam o contato direto com o homem, mas essa raça que se julga ser a única racional sempre acha um jeito de tirar vantagem da natureza sem pensar no futuro, a ponto de caçá-los aonde eles estiverem, de deixarem filhotes órfãos, de tirar uma vida, só para uma madame ter o seu casaco de leopardo ou um empresário ter um tapete de pele de tigre.A caça "esportiva" é um grande problema, o bicho homem mata por prazer, só pra dizer por aí que conseguiu matar tal animal que quase ninguém consegue.
Fazendeiros invadem as áreas selvagens para criar seu gado, exterminam qualquer ameaça às suas tão queridas vaquinhas, mas esquecem de que eles é que são os invasores.
Apesar de tanta tecnologia que temos atualmente nada consegue parar a matança, nada consegue parar com o desmatamento que reduz o número de indivíduos de determinada espécie criando "ilhas" de populações isoladas que não se reproduzem, e assim selando um futuro cruel de extinção para eles.
A destruição e ocupação do seu habitat é fatal, espécies selvagens e seres humanos logicamente não podem ocupar o mesmo espaço, não é lei da física, e sim da natureza.
Agora já é tarde.
No século passado a interferência humana foi tão intensa que alguns grandes felídeos foram extintos, como o tigre-do-cáspio e o leão-do-atlas, outros viram seu número de indivíduos cair para menos da metade, como a onça, e o que mais nos preocupa atualmente, alguns estão quase sumindo, como no caso do lince-ibérico,que atualmente é o mamífero mais ameaçado de extinção no mundo, é o carnívoro mais ameaçado, é o felino em estado mais crítico de conservação, entre outros " títulos " que não agradam a ninguém.Os guepardos também correm risco, já foram extintos na Índia, estão quase sumindo do Oriente Médio e na África seu número vem decrescendo ano a ano.
Todas as subespécies de tigre correm risco, a maioria das subespécies de leopardo também estão ameaçadas.
A situação não está nada boa para eles.
Para cocluir.
Porém, em um mundo de devastação há quem faça a diferença, quem faça de tudo para preservar essas espécies ameaçadas, podemos ver isso em canais como o Animal Planet, em que alguns tomam atitudes de preservação ambiental e estão salvando vidas felinas.Existe também quem informa, como os blogueiros, essa é uma parte importantíssima no processo de conservação.
Eu realmente tenho esperança que daqui a alguns anos meus animais preferidos ainda estejam por aí, e que não façam somente parte de um passado distante. #Desabafei
Eu fico tão indignado quanto você cara, o extermínio desses animais tem que acabar
ResponderExcluirEu tive a ideia desse artigo e demorou, mas saiu com quase todas minhas opiniões kkk, agora eu vou falar mais especificadamente do perigo de extinção de cada felino.
ExcluirObrigado pela participação aqui no blog Ramon !
Adorei nota 100000 fantástico espetacular.
ExcluirEu estou com você amigo, e apesar de existirem pessoas que são o próprio demônio, existem também os anjos que como vc disse, dedicam suas vidas a conservar esses animais magníficos. Por isso, todos nós devemos ter esperança e confiar em Deus e nos anjos em forma de pessoas que ele usa aqui na Terra.
ResponderExcluirCom certeza Lucas, a esperança não pode acabar. E como você disse, esses anjos que protegem esses animais precisam ganhar mais reconhecimento, se não fosse por eles talvez esses felinos já estivessem extintos.
Excluiradorei fantastico,espetacular
Excluireu amor os felinos eles são muito emcrives pq habilidades que ele tem
ResponderExcluirseu português ta entrando em extinção também
ExcluirMoro em SC, aqui a ultima onça morta foi em 1976.
ResponderExcluirApós a chegada de meus ancestrais(Italianos e Alemães), bastou 100 anos pra reduzir pra 7% a mata atlântica, nem preciso dizer o que aconteceu com os animais....
Hoje no mundo investem em pesquisa pra ressuscitar o Mamute e ao mesmo tempo estão deixando os elefantes partirem pra extinção...
Acho que uma das únicas saídas é fazerem reservas grandes e organizadas; que funcionem sem interferência de caçadores e espécies invasoras.
Tem espaço no mundo pra todos; com certeza tem pra todos os biomas...falta bom senso, boa vontade e conscientização de que o planeta não é só dos humanos...
Animais parecem não terem saída: no seu ambiente estão sendo dizimados, e em alguns zoos morrem de fome...
O mundo produz muitos recursos, assim ninguém vai passar fome; nem pessoas, nem animais; basta organização.
É uma pena que estamos perdendo estes animais! Dentre todas as espécies, talves os Tigres sejam as mais ameaçadas de todo o mundo. Sendo que no início do Sec. XX estimasse que haviam mais de 100.000 individuos, e hoje apenas 4.000 subsistem na natureza, uma queda de aproximadamente 97% de sua população. E infelismente a tendencia é de que estes animais desapareçam nos próximos anos, já que os países onde estes felinos ainda existem tem feito muito pouco para mante-los vivos. Ha também países que estimulam a caça por achar que é uma tradição o uso de ossos como base para uso medicinal. Fica aqui a minha estença indignação para com aquele que tiram a vida destes ou quaisquer outra espécie de felinos por esporte, dinheiro, crença. Não importa qual seja a motivação. Sou contra qualquer ato destes sanguinários que não tem noção do mal que estão fazendo para estes animais.
ResponderExcluir