Tigreão, Tigon ou Tião .
Mais um artigo sobre animais híbridos aqui no Grandes Felinos , e dessa vez os animais em questão são felinos resultantes do cruzamento entre um tigre (Panthera tigris) e uma leoa ( Panthera leo).Eles podem ter outros nomes, mas são comumente chamados de tigreão.
Veja também: Jagleão.
Tigons vivos
No século XIX e início do XX, estes felinos foram relativamente comuns em zoológicos europeus, eram considerados exóticos e valiosos, por isso animais de espécies diferentes e que dificilmente se encontrariam na natureza eram praticamente obrigados a cruzarem para darem luz a essas novas espécies.
Porém, atualmente casos de nascimentos de tigreões não são mais tão comuns, o último publicamente noticiado aconteceu na China no dia 03/03/2012.
Em 2000 nasceram Aster (macho) e Tangier (fêmea), eles estão vivos até hoje e são fruto de um cruzamento acidental de um tigre e uma leoa em um circo na Austrália.
Aparência
Como todos os felinos híbridos, eles têm características de ambos os seus genitores:
- Alguns machos podem ter uma modesta juba, mas em outros não há nenhum traço disto.
 - Tem pintas e listras.
 - Sua vocalização é tanto de leão como de tigre.
 - O tamanho dificilmente ultrapassa o de seus pais.
 
Tamanho
Como dito acima, o tamanho dos tigons não é tão exagerado como o dos ligres. Um bom exemplo disso é Aster (macho), ele tem 160 kg que é o peso médio de uma tigresa. Já Tangier tem 145 kg e também está na média de uma fêmea. Isso acontece porque eles carregam o gene inibidor do crescimento, que é passado através de sua mãe. 
Os ligres por exemplo não tem esse gene, então continuam crescendo até o dia de sua morte.
Fertilidade
Infertilidade em neste híbridos é relativamente comum, mas não se aplica a todos os casos. Os machos em sua maioria são estéreis, já as fêmeas podem dar continuidade a novas gerações.
Há casos de cruzarem um leão macho com uma fêmea de tigreão, o resultado foi um Le-Tigreão. E se cruzarem um tigre com estes híbridos, o resultado seria um Ti-Tigreão.
Vídeo




0 comments: